Pequeno dicionário de etimologia alternativa - Bruno C. Mattos

Pequeno dicionário de etimologia alternativa - Bruno C. Mattos

R$ 64,90
. Comprar  
Frete grátis para todo Brasil.
 

Título: Pequeno dicionário de etimologia alternativa
Autor: Bruno Cobalchini Mattos
Gênero: Conto, literatura brasileira contemporânea
Páginas: 112
Capa: Bloco Gráfico / Elisa Carareto
Dimensões: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-94265-13-5
Lançamento: 22/07/2023


 

Pequeno Dicionário de Etimologia Alternativa é uma coleção de histórias que contam a origem - possivelmente fantasiosa - de palavras da língua portuguesa. Com humor e imaginação, o autor cria um universo de tramas repletas de referências literárias e filosóficas, apresentadas em uma variedade de vozes, formas e registros. Entre o conto, o documento histórico (porém ficcional) e o dicionário, o livro propõe uma narrativa mais ampla sobre cultura e a própria língua.


"Bruno Cobalchini Mattos se inspira em Borges e nos lembra que cada palavra possui uma história por trás, para então repensá-las e recontá-las com uma escrita precisa, um estilo maduro, um humor fino e sombrio." — Samir Machado de Machado

"Esta coletânea de contos se compõe de livros roubados, palavras desaguadas, expressões de alma própria, termos inventados, termos que não sei se são inventados, mas quero acreditar que não. Cada voz, um mundo. Ao se concentrar naquilo que permite a comunicação humana, Bruno Cobalchini Mattos também pergunta da diferença entre a realidade e a ficção.

Em cada um dos contos, o autor usa uma riqueza de referências literárias, antropológicas e filosóficas para criar seu próprio labirinto de vozes. Essas vozes — às vezes gritos, às vezes sussurros — desafiam o tecido de nossa humanidade. E seguimos as vozes.

Pequeno Dicionário de Etimologia Alternativa dialoga com os maiores nomes da nossa literatura, mas também com os mais importantes documentos ficcionais. Escutamos ecos de Piglia ou Quiroga, mas também do Informe de Brodie. Andando com atenção numa corda-bamba de humor e erudição, Bruno cria uma série de universos tão ficcionais quanto históricos, relatos tão documentais quanto repletos de subtexto. " — Luisa Geisler
 



Sobre o autor

Bruno Cobalchini Mattos é escritor e tradutor. Nascido em Porto Alegre em 1990, reside atualmente em Curitiba. Traduziu para o português autores como George Orwell, Scott Fitzgerald, Miguel Ángel Asturias, Pablo Katchadjian e Ottessa Moshfegh. Como autor, foi selecionado para a coletânea “15 formas breves”, que destacou jovens autores residentes no Paraná. Pequeno Dicionário de Etimologia Alternativa é seu livro de estreia.